Cloud Migration

Migração e transferência de dados inteligente e segura.

CONHEÇA

Cloud Migration

Migração e transferência de dados inteligente e segura.

CONHEÇA

A Engineering definiu seu serviço de Cloud Migration que permite migrar para nuvem os ativos dos Clientes de forma inteligente e segura.

Habilitamos o processo de transformação que está impactando mundialmente a indústria de produtos e serviços, bem como o ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nosso serviço de Cloud Migration atualmente é fortemente otimizado para plataforma Google Cloud, mas nossa metodologia é agnóstica e, portanto, podemos realizar migração para outras nuvens públicas, ou até criar ambientes híbridos, de acordo com as exigências do Cliente, mediante uma abordagem estruturada em 4 etapas:

Principais benefícios
da migração para nuvem

Escalabilidade

Capacidade de escalar os recursos de acordo com picos de tráfego

Flexibilidade

Os serviços podem crescer e diminuir em função das exigências

Facilidade

O provisionamento de recursos na nuvem leva minutos ou horas

Pay-as-you-go

Ao invés de arcar com o TCO, o pagamento é de acordo ao uso dos serviços

Colaboração

O uso da nuvem favorece e habilita a colaboração remota

Integração

Os recursos da nuvem permitem a integração entre sistema heterogéneos

Segurança

Os provedores de nuvem colocam várias camadas de segurança

Estabilidade

As redes dos provedores de nuvem têm redundância que garante estabilidade

Menor TCO

Além de não ter a necessidade de comprar ativos, a manutenção é mais simples

Menos recursos

Os provedores de nuvem tem políticas de preservação do meio ambiente

Alcance

As redes dos provedores de nuvem tem abrangência mundial

Avaliação do Cenário e Escopo de Migração

Construir o inventário de uma migração é uma tarefa não trivial. O inventário não deve ser limitado apenas a aplicativos, mas deve conter pelo menos o seguinte:

  • Dependências de cada aplicativo, como bancos de dados, armazenamento, etc.
  • Serviços que oferecem suporte à infraestrutura dos aplicativos
  • Servidores, virtuais ou físicos
  • Dispositivos físicos, como dispositivos de rede, firewalls e outros hardwares
  • Localização do código-fonte dos aplicativos e se este código pode ser modificado
  • Método de distribuição do workload no ambiente de execução
  • Restrições de rede ou requisitos de segurança
  • Requisitos de licenciamento para qualquer software ou hardware envolvido

Criação de “clusters” de prioridades

A nossa metodologia acompanha as recomendações do Gartner em termo de Migração para nuvem e permite colocar em relação as três dimensões de risco, benefício e complexidade para ter um planejamento ótimo das atividades a serem realizadas.

Execução da migração e melhorias contínuas

Avaliar
Nesta fase, será realizada uma avaliação e descoberta completa do ambiente atual para entender seu inventário de aplicativos e ambientes, identificar dependências e requisitos de aplicativos, calcular o custo total da propriedade e comparar o desempenho de aplicativos.
Planejar
Nesta fase, será criada a infraestrutura básica da nuvem para as cargas de trabalho e planejado como os aplicativos serão movidos. Esse planejamento inclui gerenciamento de identidade, organização e estrutura do projeto, rede, classificação de aplicativos e desenvolvimento de uma estratégia de migração priorizada.
Migrar
Nesta fase, será projetado, implementado e executado um processo de implantação a fim de migrar cargas de trabalho para o Google Cloud. Também convém refinar a infraestrutura em nuvem para lidar com novas necessidades.
Otimizar
Nesta fase, serão aproveitados ao máximo as tecnologias e recursos nativos da nuvem para expandir o potencial do seu negócio no que diz respeito ao desempenho, escalabilidade, recuperação de desastres, custos, treinamento, além de abrir as portas para integrar machine learning e inteligência artificial no seu aplicativo.

Resultados

Economia de custos diretos

De acordo com a Forrester, as empresas entrevistadas relataram economia média de mais de US $ 3 milhões por ano, incluindo a eliminação da compra de hardware, licenciamento de software do tamanho certo, eficiência da equipe e outras economias de custo operacional.

Tempo de atividade drasticamente melhorado

A migração do SAP para o Google Cloud praticamente elimina o tempo de inatividade das preocupações significativas de TI. As empresas obtiveram uma economia média de US $ 1,5 milhão por ano, evitando as perdas de receita e produtividade do usuário que antes eram um fato da vida para suas equipes de TI.

Ganhos de eficiência significativos

Como o Google Cloud trabalha para mitigar gargalos de desempenho, contratempos de infraestrutura, atrasos de rede e muito mais, as empresas entrevistadas pela Forrester relataram uma média anual de US $ 500.000 em ganhos de produtividade para usuários de negócios SAP e funcionários de linha de frente.

Simplifique o gerenciamento de dados da sua empresa com aplicativos híbridos

Para os nossos clientes podemos implantar, operar e manter os aplicativos existentes de maneira mais eficiente e econômica, usando os mesmos serviços, políticas e metodologias de uma plataforma moderna, assim minimizando o esforço manual necessário para mover e converter aplicativos existentes em Containers nos clusters do Anthos e no Google Kubernetes Engine, inclusive é possível direcionar cargas de trabalho de máquinas virtuais ou servidores físicos em execução no local, no Compute Engine ou em outras nuvens.

APIGEE

APIGee, o moderno ambiente de gestão de API fornecido pela Google e mundialmente reconhecido como um dos melhores do mercado. Pela quinta vez consecutiva, o Gartner reconhece o Google (Apigee) como líder no Magic Quadrant para Magic Quadrant for Full Life Cycle API Management.

A Engineering oferece consultoria para implementação de APIGee em ambientes de nuvem ou hibrido, suportando os Clientes em todas as fases do projeto para implantação de ambiente de API Management, incluindo monetização, para beneficiar seus negócios.

A solução de Full Life-Cycle API Management da Kong é um gateway de API open source que oferece um conjunto completo para criação e gerenciamento de API, incluindo Kong Vitals (para monitorar a própria plataforma Kong), bem como Kong Brain e Kong Immunity (que são projetados para usar inteligência artificial e aprendizado de máquina (ML) para ajudar a automatizar o ciclo de vida de desenvolvimento de API e serviço), Kong Studio, a ferramenta de design de API, oferece um amplo conjunto de funcionalidades para editar OpenAPI, especificações REST e esquemas GraphQL.

Um dos pontos fortes de Kong é o alto desempenho e seu suporte para arquiteturas distribuídas e de microsserviços.

A Engineering oferece consultoria para implementação de Kong Enterprise e Community em ambientes de nuvem ou hibrido, suportando os Clientes em todas as fases do projeto para implantação de ambiente de API Management, para beneficiar seus negócios.

Inicie a transformação do seu negócio agora

SOLICITE UM CONTATO

Conheça nossos CASES

BOA LEITURA