RCM agiliza seus processos em campo com a solução SmartQuestion.

RCM agiliza seus processos em campo com a solução SmartQuestion.

Desafios:

A empresa mineira RCM Locação de Máquinas e Equipamentos, referência na prestação de serviços de limpeza industrial, beneficiamento de resíduos, logística e movimentação de materiais, que atende empresas como Vale, ArcelorMittal, Gerdau e Usiminas, entre outras, precisava elevar sua produtividade por meio da digitalização das suas tarefas em campo.

Com uma operação descentralizada devido aos funcionários alocados em clientes espalhados pelo Brasil, a empresa demorava para receber as informações dos atendimentos realizados em outros estados. Apontamentos como ordens de manutenção, controle de horas e de produção, além de dados relacionados à segurança, atrasavam para chegar, prejudicando a agilidade na tomada de decisões.

A RCM precisava inovar o envio e o recebimento das informações do seu time alocado nos clientes.

Solução:

Para atender à sua demanda, a Engineering desenvolveu um projeto orientado pela metodologia Data Driven para levar agilidade à RCM, que precisava se manter competitiva no mercado.

A solução adotada foi o SmartQuestion para a digitalização de processos dos serviços em campo, que coleta e armazena as informações de forma estruturada e na nuvem da Google.

Resultados:

A tecnologia substituiu o preenchimento de formulários em papel pela equipe alocada em clientes, contendo as informações do seu atendimento, tais como as horas trabalhadas e as ordens de manutenção, passando a ser apontado em tempo real via tablet. Esse processo de Transformação Digital eliminou as planilhas transcritas pelos profissionais do escritório, evitando a morosidade e os erros, como a falta e a duplicidade de informações.

A rapidez no recebimento das informações garantiu à RCM agilidade na tomada de decisões. Já a eliminação dos papéis e planilhas permitiu realocar os profissionais que realizavam atividades repetitivas e manuais para a função de análise de dados, o que resultou em eficiência operacional.

Com mais de 100 usuários cadastrados na plataforma, dentre eles motoristas e operadores, toda a empresa foi impactada pela digitalização dos processos em campo. Essa mudança demandou treinamento e capacitação dos profissionais, que não estavam adaptados à tecnologia, o que significou a ascensão e a valorização da equipe, que hoje não se imagina sem a ferramenta.

O sistema é intuitivo e fácil de utilizar, além da digitalização dos processos também reduzir custos operacionais da prestadora de serviços, trazendo o modelo paperless à nova realidade.

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