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Desafios:

Uma das maiores operadoras de telecomunicação do Brasil, possuía uma série de integrações entre suas aplicações corporativas onde em sua maioria eram baseadas em conceitos SOA (Service-Oriented Architecture). Grande parte destas soluções não estavam centralizadas e eram administradas por times distintos. Em função dessa realidade, alterações e implementação de novas integrações tornaram-se mais onerosas, resultando na diminuição do tempo de resposta da empresa frente às necessidades do negócio.

Por esse motivo, para a gigante de telecom, ficou claro que precisava evoluir suas plataformas e, para isso, iniciou uma busca por um parceiro que lhe ajudasse a iniciar o processo de Transformação Digital. Após conhecer o know-how da Engineering, entendeu que ela seria sua parceira nessa jornada.

Solução:

Para que pudessem ter esse upgrade em suas plataformas, foi adquirido, junto à Google, a licença de uso do Apigee e contrataram da Engineering uma Squad especializada em API Management para implantar esta poderosa ferramenta.

Neste processo de implantação da plataforma foram contempladas as seguintes atividades: 1. implantação da plataforma, 2. construção dos processos de governança de APIs e automação dos processos por meio de esteira CI/CD, 3. migração de 300 APIs do OAG para o Apigee e treinamento para as áreas de TI e Digital da operadora para disseminação dos novos processos e da nova forma de olhar para as APIs como produto.

Resultados:

A implantação, após 6 meses, resultou em uma grande mudança na cultura de desenvolvimento de APIs. As áreas de TI e Digital estão em maior alinhamento com a melhores práticas, além da evidente mudança de mindset na direção da cultura ágil que foi permitida.

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