Pfizer automatiza processos fiscais com a Engineering.

Pfizer automatiza processos fiscais com a Engineering.

Desafios:

A multinacional farmacêutica Pfizer passou por um processo de mudança cultural na área fiscal e decidiu sair de um cenário operacional para controlar melhor as informações com foco em resultados. Para isso, a indústria descontinuou o uso da sua solução fiscal e passou a buscar ferramentas com mais maturidade no controle de processos.

Um dos desafios na busca de um novo fornecedor de soluções fiscais era encontrar uma tecnologia preparada para o TDF (Tax Declaration Framework), que é a plataforma de gestão fiscal da SAP. A meta era obter um sistema que corrigisse as inconsistências de forma integrada no SAP, evitando duplicidade de informação e retrabalhos.

Solução:

A solução escolhida e que se adaptava à demanda da Pfizer foi o DP-Fisc 4.0 da Engineering, um sistema desenvolvido de forma nativa ao SAP. A primeira etapa do projeto envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da Pfizer visando melhorias e parametrizações no ECC para a correta aderência ao TDF e, consequentemente, total atendimento às obrigações.

Numa primeira etapa foi construído um escopo de pré-requisitos para aprimorar alguns processos, como as automatizações dos cálculos de crédito de PIS, Cofins e Ciap para produtos da indústria farmacêutica, além da automatização das Notas Fiscais e readequações e revisões para atender o Reinf e o Bloco K.

A segunda fase do projeto envolveu a ativação do TDF e do DP-Fisc 4.0 no SAP, possibilitando o atendimento a todas às suas obrigatoriedades fiscais, entre elas SPED-EFD (ICMS+IPI), SPED Contribuições (PIS/ Cofins), SPED ECF, SPED ECD, Bloco K e Reinf.

Resultados:

Somente na primeira etapa de melhorias e parametrizações, a Pfizer obteve redução de 30% no tempo de recebimento de notas fiscais, que passaram a ser automatizadas por meio de um painel eletrônico, possibilitando, também, a redução e detecção do número de erros, além da mensuração de documentos.

A indústria conseguiu segregar compliance e finanças, dando foco correto para a estratégia da área, resultado da esperada mudança cultural da empresa.

Como parte das obrigatoriedades dependem de um esforço manual para sua geração, a próxima onda do projeto prevê a implementação do robô fiscal Alfredo, desenvolvido pela Engineering e baseado em RPA (Robotic Process Automation), para automatizar processos repetitivos e, com isso, corroborar para a migração de colaboradores para atividades mais analíticas.

Compartilhe:

VOLTAR