Pfizer conclui projeto de automação fiscal com a Engineering
Farmacêutica implementa sistema ERP junto à solução Smart Tax, fornecida pela companhia de tecnologia. Como resultado, transforma sua cultura fiscal, além de estar em conformidade com as regras locais
Desafio:
A Pfizer buscava um parceiro para apoiar na entrega das obrigatoriedades fiscais. Analisando a estratégia e objetivos da companhia, encontraram, então, a solução Smart Tax Platform, fornecida pela Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital.
Solução:
O projeto de implementação foi dividido em duas etapas. A primeira envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da Pfizer, visando o desenvolvimento de melhorias e parametrização para a correta aderência à TDF e o melhor atendimento das obrigações. Nessa etapa, a farmacêutica obteve redução de 30% no tempo de recebimento das notas fiscais, que agora estão automatizadas por meio de um painel eletrônico, possibilitando, também, a redução e detecção do número de erros, além da mensuração de documentos.
Já a segunda fase do projeto compreendeu a implementação do TDF aliada com a plataforma Smart Tax em seu sistema ERP, possibilitando o atendimento a todas as suas obrigatoriedades fiscais, como EFD (Escrituração Fiscal Digital), EFD-Contribuições (PIS/Cofins), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), ECD (Escrituração Contábil Digital), Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais). Com essa mudança, a Pfizer do Brasil passou a ter mais autonomia no trâmite de gestão das suas obrigatoriedades.
Resultados:
A Pfizer obteve diversos benefícios, como:
- O gerenciamento de ponta a ponta em um repositório central de informações;
- A manutenção e o suporte local do TDF, que se encontra na nuvem da Google e é administrada pela Engineering no modelo PaaS (Platform as a Service);
- A redução de custos com BPO (em português, Terceirização de Processos de Negócios) e com licenças;
- A diminuição de retrabalho e atividades manuais; mitigação de erros e exposições fiscais;
- O aumento da produtividade na execução das atividades; a geração de todas as obrigações fiscais a partir de uma base única;
- A produção de relatórios de suporte e benefícios fiscais; a migração das atividades operacionais às estratégicas
- A simplificação dos processos de atendimento à fiscalização e à auditoria.
A implantação do TDF aliado à plataforma Smart Tax e disponível na nuvem proporcionou à Pfizer a conquista de seu compliance fiscal em tempo real. Por exemplo, quando a nota fiscal é criada, automaticamente é visualizada no TDF, ou seja, não há necessidade de interface e, com isso, as obrigações são geradas com mais rapidez.
Outro ponto importante foi a implementação da solução para a entrega da Portaria CAT/42, referente à restituição do ICMS, a qual, por meio desse projeto, a Pfizer passou a atuar de forma proativa e assertiva no ressarcimento dos impostos.
Para André Muniz, gerente comercial da Engineering, a Pfizer precisava de um parceiro com consultoria e plataformas tecnológicas que pudessem suportar o processo de ponta a ponta, visto que a complexidade e a capilaridade fiscal no Brasil não são novidades. Por isso, automatizar processos se transforma num alívio para as empresas. “Com a nossa plataforma, conseguimos reduzir o tempo e o dinheiro gasto com burocracia e possíveis erros”, explica Muniz.
De acordo com Marta Lima, gerente tributária da Pfizer, o tempo e o compliance eram seus principais desafios. “Com a implementação dessas soluções, conseguimos nos tornar mais ágeis, não temos retrabalhos e saímos dos processos manuais para as atividades mais estratégicas. Como resultado, mitigamos erros e aumentamos nossa produtividade na área fiscal. Essas ferramentas trouxeram uma mudança na cultura da nossa área”, finaliza Marta.
Publicação original: TI Inside