Companhia de Tecnologia da Informação migra a plataforma de Serviços de Valor Agregado da operadora para a Google Cloud, melhorando o desempenho de aplicações como TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual

Desafios:

A TIM, uma das maiores empresas de telefonia do Brasil, tinha como objetivo migrar toda a sua plataforma de SVA (Serviços de Valor Agregado) para a Google Cloud Platform. Denominada HubTech, a plataforma contemplava aplicações como TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual e tinha papel fundamental no desempenho dos serviços.

O sistema suporta, atualmente, mais de 2 bilhões de transações por mês, com uma taxa de transferência de até 3 mil transações por segundo, permitindo um modelo de integração exclusivo para provedores de conteúdo.

Solução:

Para obter a mesma disponibilidade, escalabilidade e qualidade, a Engineering apoiou todas as mudanças na arquitetura HubTech, aproveitando os recursos da nuvem do Google Cloud Platform. Para seguir, também, os requisitos de segurança, foi criado um túnel de comunicação seguro com a API (Application Programming Interface) e os serviços da operadora, por meio da plataforma.

Resultados:

Como resultado da migração, a TIM melhorou o desempenho geral da plataforma, além de reduzir os custos operacionais.

A companhia de telecom é pioneira na inclusão de serviços de valor adicionado, como música e leitura, no pacote de ofertas, sem cobrança adicional. O gerenciamento da solução à nuvem da Google e a expertise da Engineering alavancou a transformação digital e a criar um impacto positivo nos negócios da gigante de telecomunicação.

Publicação original: Teletime

scroll top