Engineering
Entrevista

APIs aceleram integração e inteligência nos negócios

Outubro de 2025 – Interfaces entre aplicações se tornam peça-chave para inovação digital, eficiência operacional e amplos modelos de negócio, conectando sistemas, parceiros e agentes de IA em ecossistemas cada vez mais complexos.

Tony Tascino, CTO da Engineering Brasil, observa que a arquitetura de microsserviços e as integrações por APIs são uma evolução tecnológica concomitante aos modelos de colaboração nas organizações, mais ágil e dinâmico, assim como de otimização de cadeias de valor. “A integração deixou de ser um tema meramente técnico. Hoje, define a velocidade com que uma empresa consegue lançar produtos e responder às demandas do mercado”, constata.

Ecossistemas em expansão
A expansão das APIs como recurso estratégico cria também oportunidades para Canais e parceiros. Segundo Tascino, a demanda por conectividade em tempo real cresce com a digitalização das cadeias produtivas. Tascino lembra que integradores e revendas têm papel essencial ao contextualizar as APIs para as necessidades de cada setor. A combinação entre tecnologia e conhecimento de negócio será, segundo eles, o diferencial competitivo nesse mercado.

Tascino acrescenta que a formação de times multidisciplinares é essencial para garantir que a estratégia de APIs esteja alinhada aos objetivos corporativos. Já Oliveira Pinto destaca que a busca por eficiência no consumo e no monitoramento cria funções voltadas ao FinOps e à Segurança.

A Engineering Brasil também adota modelo de alianças baseado em parceiros com expertise em arquitetura moderna, DevSecOps e Segurança. “Buscamos parceiros que demonstrem capacidade de atuar como consultores, identificando como APIs podem resolver problemas comerciais”, diz Tascino.

Publicação original: Infor Channel – Edição Outubro/Novembro 2025

scroll top

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.