Entrevista

Engineering prepara agente de IA para telco brasileira

Julho de 2025 – A IA agêntica começa a entrar no setor de telecomunicações. A Engineering, tradicional empresa de consultoria e integração de sistemas, está trabalhando em um primeiro projeto de agente de IA para uma operadora brasileira, informa seu CEO para América Latina, Filippo di Cesare, em conversa com Mobile Time.

Um primeiro teste foi realizado com sucesso internamente na Engineering alguns meses atrás com um agente de IA que qualificava leads para posterior encaminhamento para atendentes humanos, relata o executivo.

LLMs e SLMs

A Engineering tem se posicionado como uma empresa AI-first, e que ajuda os clientes a encontrarem novas fontes de receita explorando de maneira inteligente suas bases de dados.

Di Cesare ressalta que para empresas de missão crítica, às vezes sistemas de IA mais tradicionais são mais adequados que IA generativa com LLMs, justamente para evitar riscos.

“LLMs trabalham de forma probabilística, então não dá para usar em tudo. Em missão crítica é preciso trabalhar de forma determinística, com IA tradicional, machine learning clássico”, explica.

E, quando se opta por IA generativa, às vezes o melhor caminho é construir um modelo pequeno, chamado de SLM, na sigla em inglês, em vez pagar por um LLM. A Engineering já desenvolveu alguns SLMs a partir de LLMs open source.

“Não precisa usar necessariamente um LLM badalado. Pode ser melhor ter conhecimento mais restrito, mais focado, treinado com dados da empresa, e com custo menor de infraestrutura”, recomenda.

Publicação original: Mobile Time

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