Grupo Fleury automatiza processos fiscais com projeto da Engineering.

Grupo Fleury automatiza processos fiscais com projeto da Engineering.
Desafios:

Com 252 unidades de atendimentos espalhadas por 42 municípios, o Grupo Fleury de medicina diagnóstica precisava otimizar seus processos fiscais a partir da automação, evitando penalidades, aumentando sua eficiência operacional e clareza nos dados.

Solução:

A Engineering Brasil, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital. Foi a empresa parceira escolhida para esse grande desafio, onde foi implementado a solução Smart Tax Solution, parte da solução Smart Tax Platform da companhia.

A solução é totalmente nativa ao ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) da SAP, sistema utilizado pelo Grupo Fleury. Esse diferencial elimina a necessidade de duplicação da base de dados na entrega das obrigações fiscais e os retrabalhos como consequência. Além disso, sua integração com o SAP também auxilia na modernização dos processos de acordo com os avanços tecnológicos tributários, promovendo melhorias contínuas.

“Apesar do volume de nossas obrigações acessórias e a complexidade fiscal presente em nosso País, almejávamos um projeto sob medida e com agilidade, aspectos que encontramos na Engineering. Ao longo desse ano, ganhamos mais eficiência operacional, diminuindo eventuais riscos de penalidades fiscais, além de clareza à operação e conforto à administração”, explica Gisele.

Resultados:

A solução foi responsável pela automação de mais de 100 obrigações acessórias mensais do Grupo Fleury, municipais e federais. O projeto, que teve duração de um ano, foi dividido em cinco fases, tendo sua finalização neste ano de 2020. De acordo com Gisele Schneider, responsável pela área contábil e tributária do Grupo Fleury, o valor agregado à operação pela automação dos processos foi visível em cada uma das etapas.

No relacionamento com as autoridades fiscais, a implementação da Smart Tax Solution aumentou a velocidade do atendimento às obrigatoriedades e acelerou o suporte à fiscalização. Dentro do Grupo Fleury, aumentou a segurança e a confiabilidade dos dados, liberando os analistas para atividades mais estratégicas. Antes da solução da Engineering, esse processo era realizado manualmente.

“O Brasil tem a maior complexidade fiscal do mundo, pois as cidades, os Estados e a Federação possuem obrigatoriedades próprias. Aí o obstáculo da condução desse projeto num Grupo que está presente em mais de 42 municípios e é responsável anualmente pela preparação de mais de mil obrigatoriedades fiscais. Mesmo assim, conquistamos resultados que validam o Fleury como um caso de sucesso na área de serviços”, Martim Tuma, diretor de operações SAP e soluções fiscais da Engineering Brasil.

A parceria entre a Engineering e o Grupo Fleury continua com a adição de funcionalidades à solução, como a preparação de indicadores demonstrativos para a administração e a automação de processos que estão relacionados à gestão da área de contabilidade e tributos. Além disso, ter um suporte sistêmico apoiará o grupo de medicina diagnóstica para as mudanças da Reforma Tributária, pois provavelmente as empresas irão conviver com dois ambientes, o atual e o proposto, por alguns anos e, sem tecnologia, será impossível administrar essa transição.

“A legislação do Brasil é desafiadora, mas temos na Engineering a certeza de um parceiro com capacidade para traduzir essas dificuldades na solução e, com isso, contribuir com nossa jornada de Transformação Digital”, finaliza Gisele.

Veículo Portal IT Forum: https://bit.ly/case_fleury

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão.

Com cerca de 9 mil colaboradores e mais de 2 mil médicos, a empresa conta com uma rede de aproximadamente 216 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Laboratório Weinmann, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Weinmann Serdil, Instituto de Radiologia, Campana, Cedire, Centro de Patologia Clínica, Diagmax, LAFE, Inlab, Papaiz e SantéCorp.

Por meio dessas marcas, estamos presentes nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Maranhão.

Somos parceiros de diversos e renomados hospitais para a realização de diagnósticos, tanto de análises clínicas quanto de imagem e outras especialidades, fornecendo informações diagnósticas de alto valor agregado para a condução dos trabalhos dos médicos dessas instituições.

Com o serviço de Laboratório de Referência Fleury, realizamos exames complexos e de ponta, estruturado para atender laboratórios, hospitais, clínicas e empresas de todo o Brasil.

Sobre a Engineering Brasil

Companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital com mais de 40 anos de atuação. Com presença na Europa, América do Norte e América Latina, contribui para a modernização do mundo, combinando tecnologias de última geração, infraestruturas tecnológicas organizadas em um único multicloud para ampliar e interpretar novos modelos de negócios. Os projetos desenvolvidos pela empresa transformam-se numa melhor relação entre custo, agilidade e inovação para os clientes. Com mais de 12 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos segmentos de mercados, a experiência do Grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo.

Compartilhe:

VOLTAR