Agosto de 2023 – Shoppings adotam inteligência artificial para otimizar operações, melhorar o atendimento e economizar. A IA está sendo usada até no gerenciamento da limpeza de banheiros. O sistema, desenvolvido pela Evolv Tec, envia a equipe de limpeza após um determinado número de pessoas terem usado o espaço, contabilizado a partir de feixe de infravermelho. A operação já gerou economia entre 20% e 40% do custo de limpeza (mão de obra, água e produtos) nos cinco shoppings onde está instalada, em São Paulo, Guarulhos (SP) e Fortaleza. Em um dos casos, a economia foi de 60%, o que é considerado um ponto fora da curva pelo CEO da empresa, Leandro Simões.

“Os banheiros de shoppings, hospitais e aeroportos são limpos no mundo inteiro há décadas do mesmo jeito: um batalhão de gente que faz uma ronda cega temporal super ineficiente, porque não sabe quando precisa ir realmente lá”, afirma. A empresa ainda oferece um botão vermelho para que a equipe de limpeza seja acionada diretamente pelos clientes, recomendada para situações pontuais.

No MorumbiShopping, a IA monitora equipamentos com sensores que coletam dados como temperatura e vibração e, em caso de necessidade, solicita o reparo. Antes, um funcionário precisava checar cada equipamento pessoalmente e os reparos eram feitos periodicamente, a partir de uma programação predefinida. Agora, segundo Eduardo Spinelli Vitagliano, diretor de operações da Multiplan, administradora do shopping, as ordens de serviço (OS) são disparadas a partir do que é indicado pelo sistema. “Conseguimos reduzir em torno de 60% o número de OS”, afirma Vitagliano.

Uma das aplicações da tecnologia é nas centrais de água de refrigeração. A IA, segundo Vitagliano, atua para melhorar a eficiência energética da máquina. Antes da automação, as centrais consumiam cerca de 5,6 milhões de kWh por ano, volume que será reduzido para 3,8 milhões de kWh – uma economia de R$ 483 mil, que pode crescer mais de R$ 200 mil com ajustes dos sensores através da IA. O uso da tecnologia nas centrais de água começou no MorumbiShopping na pandemia, e hoje já é utilizada em 80% dos shoppings da rede Multiplan.

Outro sistema, desenvolvido pela Engineering Brasil, usa IA associada a câmeras em duas lojas de telefonia em shoppings de São Paulo para analisar o comportamento do consumidor, identificando interesses e reações, e também melhorar o atendimento. “A câmera é um sensor, mas o grande poder dela é reunir vários sensores em um único equipamento. Posso rastrear e classificar vários objetos ao mesmo tempo com um único sensor. E a câmera é não-invasiva”, diz o head de dados, arquitetura e AI, Thiago Nobre Mascarenhas.

Publicação original: Valor Econômico

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