img

Soluções adotadas por empresa responsável pela captação do leite dos produtores da Castrolanda, Frísia e Capal otimizou a rotina e melhorou a gestão da coleta em todo o ciclo

Desafio:

A Pool Leite, entidade de produtores de leite coordenada pelas Cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal, no Paraná, buscava uma tecnologia que fosse capaz de disponibilizar aos cooperados os dados da coleta do leite em tempo real. Estão envolvidos nesta coleta em torno de 100 veículos, 135 motoristas, 6 transportadoras, 80 rotas por dia, 45 municípios e 790 produtores de cinco cooperativas. 

Solução: 

Para alcançar os resultados desejados, duas ferramentas da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, foram escolhidas.

A primeira delas foi a plataforma Digital Milk, que possui módulos responsáveis pela gestão da coleta do leite nas propriedades rurais e possibilita o recebimento e o armazenamento de dados importantes para o funcionamento do negócio. A segunda solução foi o aplicativo do produtor, Smart Flow, que permite aos cooperados o acompanhamento das informações do volume coletado e da qualidade do leite.

A plataforma Digital Milk busca otimizar e melhorar o gerenciamento da cadeia do leite como um todo pelos laticínios. O uso do aplicativo Smart Flow pela Pool Leite teve início em 2021 para disponibilizar aos cooperados os dados da coleta do leite em tempo real. Nele, é possível obter a programação, o mapa de produção, os indicadores de qualidade e os comunicados das cooperativas.

Resultados:

De acordo com Rodrigo Prioto, supervisor administrativo do Pool Leite, o aplicativo trouxe mais agilidade na análise dos dados. “Quando utilizávamos papel, tudo era processado manualmente e estávamos sempre um dia atrasado com as informações. Agora, o produtor tem o aplicativo na palma da mão, o que possibilita acesso às informações como volume e temperatura do leite, além da gestão da propriedade com os dados. A tecnologia otimizou o processo e tornou a gestão eficiente graças ao acesso a dados em tempo real para a tomada de decisão”, explica Prioto.

O aplicativo Smart Flow tem como diferencial a possibilidade de parametrização das informações de acordo com as necessidades do cliente. “O produtor tem acesso as informações da coleta e qualidade do leite, extratos de pagamento do leite, questões logísticas como a previsão de chegada do caminhão a propriedade, o que proporciona ao produtor rural um acesso mais fácil aos dados da sua produção leiteira”, finaliza Leandro Campos, gerente comercial da Engineering. 

Publicação original: Canal do Leite

scroll top