5 razões para e-commerces investirem em IA antes do Natal
Segundo o relatório da RELEX Solutions, 60% das empresas estão priorizando o investimento em IA e automação para oferecer experiências melhores e mais personalizadas ao consumidor
Outubro de 2025 – Com a proximidade do fim do ano e o aumento esperado nas vendas online, empresas que investem em inteligência artificial (IA) e automação ganham vantagem competitiva no e-commerce. Mas, para dar conta da alta demanda, reflexo de Black Friday e Natal, é importante investir em automação e IA para fortalecer seu e-commerce.
Para se ter ideia, o relatório State of Supply Chain 2025: Balancing Inflation, Investment & Innovation, realizado pela RELEX Solutions com mais de 500 profissionais em sete países, incluindo o Brasil, aponta que 60% das empresas do setor estão priorizando investimentos em IA e automação. Esse cenário positivo é reforçado por um levantamento da americana DemandSage, que projeta que o mercado global de IA aplicada ao comércio eletrônico alcance US$ 9,01 bilhões até o final deste ano, um crescimento acelerado de 24,34% ao ano.
Além disso, uma pesquisa da Gartner com 265 líderes de serviço e suporte mostra que 77% já sentem pressão dos executivos para implementar IA e 75% relatam orçamentos maiores para iniciativas na área, especialmente em casos de uso voltado a atendimento ao cliente e suporte e eficiência operacional.
Mais do que acelerar processos, a automação no comércio digital se tornou um facilitador estratégico para escalar operações, ganhar agilidade e entregar valor ao cliente. Paulo França, head de Ofertas da Engineering Brasil, parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, explica que o ambiente do e-commerce é extremamente competitivo e ressalta que o alinhamento dessas tecnologias a um diferencial competitivo, como uma necessidade do consumidor, é o que permite uma empresa se destacar em relação às demais.
“Os dados já se consolidaram como um ativo essencial para a competitividade das empresas. Hoje, ferramentas como a GenAI Journey da Engineering Brasil, por exemplo, ajudam os negócios a transformar informação em vantagem real, permitindo decisões mais rápidas e inteligentes. Quando somamos isso à automação de processos negócios integrados, inclusive por meio da IA, em que agentes se interagem e geram valor real, vemos o e-commerce deixar de ser apenas digital e passa a ser inteligente”, afirma França.
Conheça 5 razões para investir em IA e automação no e-commerce:
1 – Aumento da eficiência ao automatizar tarefas repetitivas
Processos como atualização de estoque, pedidos, onboarding de novos parceiros de negócios para ganho de escala, processo de cotação, disponibilidade de parceiros logístico e conciliação financeira podem ser executados de forma automatizada, liberando equipes para atividades mais estratégicas. Esse é o primeiro passo para reduzir erros, ganhar velocidade e preparar o negócio para a transformação digital.
2 – Personalização da experiência do cliente em grande escala
Com o apoio da inteligência artificial, é possível analisar dados de comportamento de compra e ao agregar informações da própria empresa ou até dados externos, oferecer recomendações personalizadas e assertivas em tempo real. Essa abordagem fortalece a relação com o consumidor e contribui para o aumento do ticket médio.
3 – Automação de processos: porta de entrada para a inovação
A adoção de tecnologias de automação de processos de alto volume e suscetíveis a erros, como a automação robótica (RPA) da Engineering Brasil, fortalece a operação, gera dados confiáveis e abre caminho para evoluir rumo a soluções mais avançadas de inteligência artificial.
4 – Tomada de decisões mais assertiva com base em dados
A combinação de IA e análise avançada permite prever demanda, fluxo e tamanho de estoque por SKU`S, ajustar preços dinamicamente conforme a demanda e identificar tendências de consumo, garantindo que a operação esteja sempre alinhada ao mercado.
5 – Otimização do atendimento com automação inteligente
Chatbots integrados a fluxos automatizados tornam o suporte mais ágil e consistente, além de reduzir o tempo de resposta e melhorar a experiência do cliente no pós-venda.
Publicação original: Exame