img

São José dos Campos renova contrato com a Engineering para manter sistema INFOBUS, que disponibiliza informações sobre as linhas de ônibus que circulam em toda cidade

Desafio:

São José dos Campos conta com 101 linhas em operação, sendo 328 ônibus rodando em cerca de 2.500 pontos, com cerca de 130 mil pessoas usando diariamente o transporte público. Em 2014, na época da Copa do Mundo do Brasil, o município identificou a necessidade de levar os torcedores aos estádios de uma maneira ágil, simples e totalmente digital.

Para desenvolver este projeto, a prefeitura de São José dos Campos contou com a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital. A empresa foi responsável pela criação do sistema INFOBUS, que disponibiliza informações sobre as linhas de ônibus municipais.

Solução: 

De maneira geral, a solução desenvolvida pela Engineering, o INFOBUS, representa um sistema de registro das linhas, rotas, locais de embarque e desembarque e quadro de horários do transporte público.

“O sistema é conectado ao Google Maps via API (Interface de Programação de Aplicativos) e possibilita, além das informações sobre a cadeia de transporte, a alteração de rotas em casos de interdições de vias por causa de obras, quedas de árvores, semáforos em flash e eventos, entre outros”, explica Wanderson Magalhães, account do mercado de Transporte e Trânsito da Engineering.

Resultados:

São José dos Campos, que fica a 87 km de São Paulo, se tornou, no começo de 2022, a primeira Smart City do Brasil a ser certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A cidade passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis. A certificação tem como principal objetivo não apenas destacar os fatores de aplicação tecnológica, como também detectar as boas práticas de gestão que contribuem diretamente na qualidade de vida da população. Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

Um dos indicadores para chegar a essa classificação é a mobilidade urbana. A criação do INFOBUS e a parceria com a Engineering foi essencial para que isso fosse possível, trazendo resultados muito positivos para todos os moradores da cidade.

“A população tem acessado o que acontece na operação do ônibus e tudo que facilita para se deslocar por meio do Google usando o smartphone ou mesmo pelo computador. O usuário consegue checar que horas o ônibus vai passar. Além disso, há também um sistema de bilhetagem eletrônico e GPS instalados nos carros para abastecer os sistemas e informar o cidadão joseense, que é exigente” – Rodolfo Alves, chefe da divisão de planejamento de transporte da prefeitura de São José dos Campos.

O sucesso do sistema, que vai da satisfação dos usuários de transporte público em São José dos Campos até o reconhecimento como a primeira Smart City do Brasil, resultou em um processo de confiança e credibilidade.  Em 2022, o contrato entre o órgão público e a Engineering foi renovado por mais 12 meses.

Publicação original: Casa e Mercado

scroll top