Principal produtora de chapa de alumínio para latas de bebidas e maior recicladora de alumínio do mundo reduz riscos de colaboradores e aumenta a produtividade.

Principal produtora de chapa de alumínio para latas de bebidas e maior recicladora de alumínio do mundo reduz riscos de colaboradores e aumenta a produtividade.

Desafios:

O processo de controle de estoque, rastreamento e identificação de bobinas de alumínio da produtora de alumínio era realizado de forma manual, além de expor os colaboradores a um ambiente hostil de contato com materiais que apresentam temperaturas acima de 300 ºC e são transportados de forma suspensa dentro da planta.

A indústria necessitada automatizar este procedimento, que era oneroso, e reduzir os riscos de segurança do trabalho.

Solução:

A Engineering desenvolveu um sistema digital de gerenciamento do estoque de vãos de bobinas para automatizar o processo. No projeto foram adotados tablets para a recepção de dados captados por dispositivos via IoT (Internet das Coisas) instalados nas esteiras rolantes e empilhadeiras, tudo integrado ao Sistema de Execução de Manufatura (MES), que auxilia o controle da produção, além de reduzir custos e dar maior visibilidade do chão de fábrica, um procedimento essencial para a Indústria 4.0.

Além disso, foi implementada a Gestão à Vista, uma metodologia que disponibiliza indicadores de desempenho aos colaboradores, integrando todas as equipes de trabalho em prol dos mesmos objetos. O projeto também contemplou a adoção do cálculo estatístico do tempo de resfriamento das bobinas.

Resultados:

Após a implementação, os erros de armazenamento das bobinas diminuíram em 80%, assim como houve a redução do tempo de resfriamento das bobinas em 60%, obtendo um aumento de produtividade de mais de 30%.

Em se tratando da segurança de trabalho, os colaboradores foram retirados do controle de estoque e transferidos para a operação das pontes rolantes. A conferência da temperatura das bobinas passou a ser realizada pontualmente por um único responsável, o que antes era feito continuamente, reduzindo os riscos que expunham os trabalhadores de chão de fábrica.

Compartilhe:

VOLTAR