Suzano inova por meio de plataforma da Engineering que agiliza na manutenção das máquinas.

Suzano inova por meio de plataforma da Engineering que agiliza na manutenção das máquinas.

Desafio:

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto tinha uma grande necessidade de implementar a automatização de um de seus processos no campo, que antes preenchido em uma ficha de papel que precisava ser levada até a sede do módulo no campo e outro funcionário digitava a informação no computador para ser processada e enviada para a central. Esse processo levava entre três a sete dias para entregar a informação sobre quando houvesse necessidade de manutenção de seus maquinários.

Solução:

Com a Plataforma da Engineering SmartQuestion, umas das tecnologias mais modernas que pode ser utilizada no mercado florestal, os colaboradores, agora, podem preencher formulários na plataforma, armazenar dados internos e enviar para o servidor assim que estiverem conectados a alguma rede de internet. Essas operações dão autonomia ao operador, pois o processo pode ser realizado de forma independente de conexão e quando o sistema detecta conexão com a Internet, a sincronização dos dados é realizada automaticamente.

Resultados:

Com a adoção da Plataforma SmartQuestion nas atividades, foi possível diminuir o processo de obtenção dos registros de manutenção de máquinas de forma segura e eficaz, reduzindo o prazo de três a sete dias para apenas um dia, além de processar a informação do tempo em que a máquina precisa ficar parada para a manutenção trazendo ganhos para a operação. Além disso, o programa consegue ser mais assertivo nas informações, porque ainda identifica e corrige as informações, caso seja necessário, para que a central receba corretamente.

O SmartQuestion permite uma interface direta com o SAP PM (sistema que realiza a gestão de todos os processos dentro da empresa com foco específico nas máquinas florestais), gerando ganhos na eficiência das demandas, prolongando a vida útil dos equipamentos e aumentando ainda mais a segurança dos colaboradores.

A plataforma já é utilizada em todos os Estados onde a Suzano possui operação (MS/BA/ES e SP). “Para a Suzano investir no desenvolvimento de tecnologias de ponta, não só para o processo industrial, mas para a atuação florestal é uma prioridade.  É notável a evolução nos últimos anos dos dispositivos utilizados nos campos, mesmo com as dificuldades como a falta de conexão com a internet, a distância e os deslocamentos necessários. Outro destaque é o empenho da equipe no desenvolvimento das novas tecnologias e a receptividade de quem está no campo e vai utilizá-la. Todo esse processo e inovação gera mais efetividade na produção e segurança para os colaboradores”, frisou Henrique Fernandes Quaresma, gerente de Excelência Operacional.

Veículo Portal Celulose online: http://bit.ly/3pCrWdK

Sobre a Suzano

Suzano Papel e Celulose é uma empresa brasileira de papel e celulose. É a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder mundial no mercado de papel, com cerca de 60 marcas em quatro linhas: cutsize, revestidos, não revestidos e papel-cartão. Possui sede em Salvador e sede administrativa na cidade de São Paulo, além de operações globais em aproximadamente 60 países.

A operação está dividida em três unidades de negócio: Florestal, Celulose e Papel e possui cerca de 8.000 funcionários (de acordo com relatório de sustentabilidade de 2015) e possui no Brasil 6 unidades indústrias quatro no Estado de São Paulo (EmbuLimeira e duas em Suzano), uma na Bahia (Mucuri) e uma no Maranhão (Imperatriz) e também é proprietária da SPP-KSR, a maior empresa distribuidora de produtos gráficos e papéis da América do Sul, no exterior a Suzano Papel e Celulose é dona da Sun Paper no Reino Unido e da Stenfar na Argentina. As florestas de propriedade da empresa estão espalhadas pelos estados de São PauloBahiaEspírito SantoMinas GeraisMaranhãoPará (na Fazenda Conquistadora, no município de Ulianópolis e na Fazenda Arizona, em Dom Elizeu) Piauí e Tocantins, a companhia possui 803.000 hectares de área florestal por todo o Brasil.

Sobre a Engineering Brasil

Companhia Global Especializada em Transformação Digital, presente na Europa, América do Norte e América Latina. Com mais de 40 anos no mercado, contribuímos para modernização do mundo em que vivemos e trabalhamos, combinando novas tecnologias, metodologias e mindset, com capacidade de interpretar novos modelos de negócios para gerar valor contínuo para os nossos clientes, em termo de eficiência, agilidade e inovação.

Compartilhe:

VOLTAR