img

Desafio:

De olho no ecossistema de startups brasileiro e na possiblidade de que essas empresas inovadoras se integrem com facilidade às plataformas e aos aplicativos próprios, a Via – empresa brasileira do varejo que congrega marcas como Casas BahiaPonto (antiga Ponto Frio), Bartira e Extra.com – resolveu adotar uma solução para centralizar e gerenciar APIs. As Interface de Programação de Aplicações são conjuntos de rotinas e padrões que permitem agregar serviços em plataformas com facilidade.

A implementação é parte de uma estratégia maior da Via para se transformar digitalmente. Desde 2020, quando o projeto começou, uma equipe da Engineering desenvolve com a varejista uma plataforma chamada API Portal, responsável por permitir que outros desenvolvedores possam acessar e consumir interfaces.

Segundo Michele Liguoro, diretor comercial da Engineering, o principal desafio do projeto é manter a comunicação centralizada com todo um ecossistema que não para de crescer. A Via atualmente tem 46 mil colaboradores e diferentes marcas sob responsabilidade.

Solução: 

A iniciativa visa tornar esse uso padronizado e seguro, e estabelecer bases para uma integração maior com o Via Next – programa de relacionamento da Via com startups lançado em parceria com a Distrito em março de 2021.

“Com o objetivo de nos tornarmos uma empresa 100% digital, estamos preparados para as diversas integrações resultantes do nosso programa Via Next de parcerias e investimentos em startups”, explica Rodrigo Dias Medeiros, executivo de arquitetura da Via. “Todas as integrações com empresas digitais nascentes são feitas por meio de APIs, um movimento que foi reforçado com o anúncio da criação de um fundo de R$ 200 milhões de corporate venture capital para investimentos em startups em até cinco anos.”

Resultados:

A plataforma foi lançada após seis meses de desenvolvimento conjunto. Atualmente o API Portal é responsável por solucionar o ciclo de vida de uma API, possibilitando gestão de integrações construídas e em construção. Isso dá mais visibilidade e previsibilidade para os tomadores de decisões, além de agilidade aos desenvolvedores.

Outro resultado da parceria com a Engineering foi a otimização de desenvolvimento, estimada em 492 horas mensais. Áreas técnicas e de produtos foram beneficiadas com a implementação devido à melhoria na comunicação entre parceiros e departamentos. O modelo prevê unificação de processos e ganho de agilidade, diminuindo gastos de tempo e dinheiro.

A colaboração não tem data para acabar e evoluções são desenvolvidas de acordo com às necessidades da plataforma.

“Driblamos este cenário ao centralizar em apenas um local todas as APIs, que traduzem necessidades de negócios atuais e futuras, colocando os envolvidos numa única página e acessando às mesmas informações”, explica Rafael Lategahn, diretor da área de digital business da Engineering.

“Neste momento, estamos avançando para habilitar a implementação da plataforma de APIs às integradoras do nosso marketplace, permitindo o cadastramento de produtos de forma automática, o que vai otimizar o processo de onboarding na Via”, diz Vagner Guedes, gerente de arquitetura da Via. “Além disso, estamos preparando nossa plataforma aberta para ser disponibilizada externamente.”

Veículo Portal it Forum: https://bit.ly/case_via

Sobre a Via

Via (anteriormente Via Varejo S.A.) é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto (antiga Pontofrio) e das suas respectivas lojas virtuais, da fabricante de móveis Bartira, além de ser a administradora do site de e-commerce Extra.com.br.

A criação da companhia ocorreu após a associação da Casas Bahia, pertencente à família Klein, e do Pontofrio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que até junho de 2019 foi seu acionista controlador através da participação de 39,36% no seu capital. A partir de 14 de junho de 2019, o GPA deixa o controle da Via Varejo, Michel Klein volta presidente do Conselho de Administração e o acionista de referência da companhia, durante leilão de venda das ações. Uma nova diretoria executiva foi anunciada, com Roberto Fulcherberguer assumindo a presidência. Em 2018, a receita bruta da Via Varejo alcançou a marca de R$ 30,5 bilhões. No final de abril de 2021 a empresa muda seu nome de Via Varejo para Via, sinalizando que passaria a ampliar ainda mais a sua atuação para além do varejo.

A empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com cerca de 1 mil lojas e aproximadamente 45 mil colaboradores. A sede administrativa da companhia se situa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), e posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Sobre a Engineering (www.engdb.com.br)

Companhia Global Especializada em Transformação Digital, presente na Europa, América do Norte e América Latina. Com mais de 40 anos no mercado, contribuímos para modernização do mundo em que vivemos e trabalhamos, combinando novas tecnologias e mindset, com capacidade de interpretar novos modelos de negócios para gerar valor contínuo para os nossos clientes, em termo de eficiência, agilidade e inovação.

scroll top