Afferolab cria área data-driven com a Engineering.

Afferolab cria área data-driven com a Engineering.

Desafios:

A Afferolab, empresa especializada em aprendizagem corporativa, criou uma área dedicada à cultura data-driven com a Engineering, multinacional italiana especializada em transformação digital.

Ela precisava evoluir na automação de sua operação para dar vazão a alta demanda do dia a dia. Entre elas, o desafio era automatizar seu serviço de RSVP, área que se dedica em confirmar a participação dos convidados em eventos e treinamentos de terceiros. Além desse grande desafio, outra questão tão importante quanto, foi na geração de relatórios internos e certificados de maneira mais rápida, sem chances de erros, aumentando assim a performance na entrega. Além de obter um data-lake, repositório onde centraliza todos os dados oferecendo a oportunidade para tomada de decisões mais assertivas.

Soluções:

Para que essa mudança de cultura data-driven pudesse acontecer, a Afferolab, em parceria com a Engineering, adotou alguns projetos como o “ponta pé inicial”, foram eles: a automatização do seu serviço de RSVP, que continham um grande volume de trabalho diário, a mudança da produção dos seus relatórios e certificados, que antes eram manuseados em planilhas, hoje são armazenados em nuvem e ganharam grande automação, sem a dualidade de erros, trazendo velocidade e confiabilidade das informações e a estruturação de um Data Lake, onde todas as informações são concentradas e seguras para tomada de decisões mais efetivas.

Resultados:

A automação do serviço de RSVP, de confirmação da participação dos convidados em eventos e treinamentos num esquema de ligações no telefone, e-mail e mensagem de texto. Antes, este serviço demandava uma equipe que realizava, no máximo, 50 tentativas de ligações ao dia. Hoje, um robô realiza 300 ligações em milésimos de segundos, de forma simultânea.

Com o impacto do projeto de automação no negócio, a Afferolab está em processo de produtização deste robô.

Já o outro projeto de automatização do processo de geração de relatórios, a empresa produzia seis tipos internos e externos, que demandavam em torno de 24 horas para serem concluídos. Hoje, em nuvem e as informações sendo coletadas via robô que cruza os dados das bases dos clientes da Afferolab com os órgãos regulamentadores, o tempo caiu para menos de 10 minutos, evitando o manuseio de planilhas e papéis, evitando dualidade e erros nas informações, trazendo velocidade, confiabilidade nos dados e relatórios. Sem contar a liberação dos colaboradores para atividades mais estratégicas.

Ainda na esfera dos dados, a Engineering é responsável pelo chamado Data Lake e sua estruturação. Trata-se de um repositório que armazena e centraliza todos os dados gerados pela Afferolab e está baseando a tomada de decisões da empresa.

Sobre a Afferolab:

A Afferolab é a líder no mercado de educação corporativa no Brasil. A companhia é referência no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras e engajadoras, incorporando metodologias de aprendizagem e tecnologias que favorecem a conectividade, a personalização, a continuidade e a interatividade.

Atualmente, a Afferolab capacita cerca de 500 mil profissionais por ano e um dos objetivos daqui para frente é aumentar a oferta de cursos híbridos, ou seja, parte do conteúdo ministrado presencialmente e parte online.

Em 2018, a Bertelsmann aumentou sua participação na empresa brasileira de 40% para cerca de 70% e em 2019 passou de 70% para 100%. A decisão de ter o controle majoritário da Afferolab reafirma o compromisso da Bertelsmann com o Brasil e atesta a aposta da empresa na retomada da economia brasileira, que consequentemente levará a um aumento na demanda por cursos de capacitação corporativa.

Veículo Portal Baguete: https://bit.ly/afferolab_rsvp

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