Uma das maiores companhias de saneamento integra e otimiza seus processos, melhorando a tomada de decisão e o atendimento ao cliente.

Uma das maiores companhias de saneamento integra e otimiza seus processos, melhorando a tomada de decisão e o atendimento ao cliente.

Desafios:

Uma das principais companhias de saneamento tinha como desafio inovar o compartilhamento de dados e obtê-los em tempo real para eliminar o desperdício de recursos e, consequentemente, agilizar as respostas das demandas de clientes. Para isso, era preciso mudar a visão das informações partindo de um modelo departamental e verticalizado para um horizontal e por processos.

Solução:

Para suportar toda essa mudança, a Engineering implementou um grupo de soluções, todas integradas, que possibilitaram a gestão do relacionamento com o cliente, a roteirização e o gerenciamento de ordens de serviço. Todo faturamento passou a ser sincronizado, desde a medição, passando pela arrecadação, até a cobrança. O cliente também foi beneficiado com o acesso a uma agência virtual.

Resultados:

Além de obter acesso a uma base sólida e íntegra de informações, a companhia otimizou seus processos de negócio por meio da automatização, incorporando as melhores práticas de mercado. O atendimento ao cliente também se tornou mais eficiente por meio de serviços planejados com a equipe que atua em campo.

Toda a arquitetura foi desenvolvida com base em microsserviços, permitindo que as soluções sejam escaláveis vertical e horizontalmente.

Os processos, que passaram a ser monitorados e auditados, podem ser acompanhados por meio de dashboards e rastreados. As inconsistências também passaram a ser gerenciadas para uma tomada de ação mais eficaz.

Compartilhe:

VOLTAR