img

Sistema lançado no Brasil para o BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia) usa solução de APIs da empresa

Desafio:

Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), empresa que faz intermediação de compra e venda de eletricidade, desejava montar uma plataforma para automatizar a negociação de contratos, chamada EHUB.

Solução:

Com o auxílio da Engineering, a solução DHuO API foi escolhida para realizar toda a governabilidade das interfaces do sistema. Segundo Willy Sousa, diretor de produtos da Engineering Brasil, o DHuO API faz “toda a governança e a segurança das camadas de APIs [interface de programa de aplicação]” da EHUB.

“Toda essa camada de governança das APIs para eles controlarem os parceiros e clientes que precisavam se integrar [à EHUB] é feita através da nossa plataforma”, diz Sousa.

Resultados:

O mecanismo foi lançado no segundo semestre de 2022 e já atende cerca de 300 mil comercializadores e 3 mil traders no ambiente de contratação livre (ACL), no qual grandes consumidores adquirem altos volumes de energia elétrica de players do setor.

Ainda segundo Willy Sousa, a solução DHuO “ajuda a construir APIs e na governabilidade das interfaces que já foram construídas”, possibilitando um “controle melhor de quem pode acessar essa API”. A solução também já é aplicada nos setores de saneamento, telecomunicações e na indústria.

Já Marcelo Bianchini, gerente de produtos, comunicação e marketing do BBCE, afirma que esta solução DHuO permitiu tratar as APIs da empresa como um produto e segmentá-las para diversos serviços e mercados, como negociação de contratos de energia no ambiente livre, derivativos, leilões, entre outros.

Como próximo passo, o BBCE pretende ampliar seu portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs.

Publicação original: Época Negócios

scroll top