Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs para acelerar inovações.

Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs para acelerar inovações.

Desafio:

A Nextel, empresa presente no Brasil desde 1997, conta com aproximadamente 4 mil colaboradores no País. Pioneira ao unir a tecnologia iDEN (rádio) ao uso do aparelho celular, possui uma base com mais de 4 milhões de clientes e tinha como objetivo evoluir sua arquitetura para que os seus projetos pudessem ser desenvolvidos com maior velocidade em função da crescente demanda de negócios.

Soluções:

A Engineering planejou e construiu uma equipe de 30 profissionais em apenas 60 dias, uma nova arquitetura digital que contemplou a construção de uma stack de microsserviços, camada de API management, sistema de mensageria e motor de regras de negócio, bem como implantação de componentes em ambiente de teste e produção. Adicionalmente a Engineering criou uma base de dados centralizada com Oracle Golden Gate que permitiu o negócio ter uma visão 360º de seus dados.

Resultados:

Após 2 meses de projeto, a Nextel teve como resultado desta nova arquitetura digital um ganho de performance em +10x, redução do opex, aumento significativo na velocidade das entregas, melhora na confiabilidade dos dados, monitoramento do ambiente antes não existente e reconhecimento do cliente com exposição na mídia.

Sobre a Nextel:

A NII Holdings, Inc., uma companhia pública com sede em Reston, Virginia, nos EUA, é uma operadora diferenciada na área de serviços de comunicação móvel para clientes corporativos e de alto valor na América Latina. A NII Holdings, que opera sob a marca Nextel no Brasil e Argentina, oferece ferramentas de comunicação sem fio totalmente integradas com os serviços de voz de celulares digitais, serviços de transmissão de dados, acesso à internet e a Conexão Direta Nextel e Conexão Direta Internacional, que permite a comunicação via rádio digital entre os usuários Nextel.

Veículo Portal Computer World: https://bit.ly/casenextel

Compartilhe:

VOLTAR